O Terceiro Paradigma é aquele que milhares de quiropraxistas praticam em suas famílias, mas se esquecem de oferecê-lo ao público. O Terceiro Paradigma não é nem baseado em uma alegação de curar todas as doenças e nem uma tentativa de antecipar quais doenças ou condições podem ser curadas ou amenizadas se as subluxações vertebrais forem corrigidas. Na verdade, ela não tem nenhuma base de tratamento da doença. É totalmente não terapêutica em sua intenção e prática.

A quiropraxia afirma que uma subluxação vertebral, por sua própria existência, inibe a capacidade do corpo para expressar plenamente o seu potencial inato. Cada subluxação vertebral, por definição, inclui alguma alteração da função do nervo de um estado de perfeição para um estado comprometido. Subluxação vertebral é, no mínimo, uma mudança na estrutura do corpo, e todo cientista sabe que uma mudança na estrutura deve inevitavelmente resultar em uma mudança na função. Portanto, todas as subluxações vertebrais devem resultar em função alterada. Portanto, as pessoas com subluxações vertebrais seriam melhores sem subluxações.

Não importa se uma pessoa subluxada tem uma doença ou se qualquer doença seria melhor tratada por manipulação ou por outro tratamento. A presença ou ausência de doença é irrelevante. Todo ser humano, doente ou saudável, recém-nascidos ou idosos, independentemente de nutrição, exercício, ocupação, sexo, raça, religião e todos os outros fatores da vida, eles serão melhores sem subluxação vertebral.

Por que então alguns quiropraxistas e organizações querem limitar a correção das subluxações para determinadas categorias e condições músculoesqueléticas, por exemplo?
Uma pessoa com AIDS ou câncer terminal seria melhor com subluxações ou sem subluxações? No caso de uma criança com uma subluxação vertebral, mas sem sintomas ou doença musculoesquelética deveria permanecer subluxada até ocorrer sintomas? Os sintomas são os últimos estágios do mal funcionamento, e não o primeiro. Por que não corrigir as subluxações vertebrais, quando ocorrem, ao invés de esperar por anos de danos para produzir sintomas?

Restringir a quiropraxia somente para pessoas doentes é tão estúpido como restringir a vitamina C somente para pessoas que tem uma gripe. Vivemos em um país que gasta bilhões de dólares por ano no tratamento de doenças e enfermidades, mas pouco investe em saúde. Nossa profissão de quiropraxia tem a missão de levar o mundo a um novo e mais inteligente modo de pensar, não seguindo os erros do passado.

O Terceiro Paradigma não é sobre saúde e doença. O Terceiro Paradigma reconhece que a subluxação vertebral prejudica mais do que apenas a perda de potencial de saúde; a subluxação vertebral traz a perda de todos os outros aspectos do potencial humano. O sistema nervoso é o sistema de coordenação em que os incontáveis bilhões de células do corpo interagem em harmonia para expressar a mente, corpo, espírito, emoção, talento artístico, velocidade, resistência, coordenação e relações familiares. A subluxação vertebral é uma causa de desarmonia a esta bela coisa que chamamos vida.