Todas as funções do seu corpo são controladas pelo seu sistema nervoso. Uma vértebra desalinhada bloqueia essa energia vital. O seu corpo começa a perder sua capacidade inata de autorregulação e de auto cura. A quiropraxia desbloqueia essa energia para que o seu corpo possa expressar mais vitalidade, inteligência e função.

A quiropraxia corrige o desalinhamento da coluna e libera o seu sistema nervoso permitindo que a sua energia vital flua dando ao seu corpo condições de iniciar o processo natural de cura, sem a utilização de medicamentos e de cirurgias.

O que é uma subluxação vertebral?

A subluxação vertebral é o desalinhamento de uma ou mais vértebras que causa a interferência nas mensagens do cérebro para o resto do seu corpo. Ela prejudica gravemente a sua saúde física, emocional, piora a sua qualidade de vida e limita a sua expressão de vida.

Mas como posso saber se eu tenho uma subluxação vertebral?

Somente o seu quiropraxista está habilitado a localizar, analisar e ajustar a subluxação vertebral. Nenhum outro profissional está habilitado para tal. Se você passa horas sentado, se tem má postura, pega pesos de forma inadequada, sofreu alguma queda, sofre com estresse, tensão ou ansiedade, independente de ter dor, acredite, você TEM uma subluxação. Além disso, estudos mostram que 95% das crianças com até 5 anos de idade já tem uma ou mais subluxações devido ao trauma do parto e a quedas de bumbum quando estão aprendendo a andar. Procure o seu quiropraxista, leve a sua família e desfrute de uma vida saudável ao lado de quem você ama.

Como é feito o diagnóstico da subluxação vertebral?

No decorrer dos anos a Quiropraxia desenvolveu testes específicos para a localização e análise da subluxação vertebral. Esses testes são precisos e indolores.

Como a Quiropraxia pode me ajudar com o meu problema?

Para entender a resposta para esta questão, você deve entender a CIÊNCIA do corpo humano. O cérebro controla, coordena e regula todas as funções humanas. O cérebro manda energia vital e informações através da medula para todas as células, tecidos e órgãos.

Se a posição de um osso da coluna está alterada, isso causa o que nós quiropraxistas chamamos de Subluxação Vertebral. Uma Subluxação literalmente altera o fluxo de energia e informação que acontece entre o cérebro e todos os órgãos do corpo.

Então seus órgãos, tecidos e células não recebem a informação correta ou um completo suprimento de energia do cérebro. Agora imagine se isso ocorre no seu nascimento e você tem 40 anos hoje? Você acha que isso pode causar algumas desordens sérias? Claro, esta é a ciência do corpo. É a única causa? Claro que NÃO. Corrigir uma Subluxação Vertebral é a única maneira de CORRIGIR um problema do corpo? Claro que NÃO.

Mas sem suprimento nervoso apropriado é IMPOSSÍVEL que seu corpo se cure de forma adequada, e que seu cérebro consiga controlar, coordenar e regular todas as funções corporais.

Quando uma Subluxação Vertebral é corrigida o corpo tem melhores chances de se CURAR e permanecer com suas funções 100%. É por isso que todos os tipos de doenças, problemas e condições de saúde PODEM melhorar com a Quiropraxia.

A ciência do corpo mostra que existem muitas causas para as condições de saúde, é por isso que nós não podemos afirmar o que vai mudar no seu corpo e por que algumas pessoas melhoram de certa condição e outras não. O que nós SABEMOS é que você SEMPRE será melhor LIVRE de Subluxações na coluna. Você tem chances melhoradas de se curar de dentro para fora e viver uma vida com o potencial máximo.

Mas a Quiropraxia trata doenças?

A Quiropraxia é uma filosofia altamente desenvolvida, uma ciência e uma arte que não lida com doenças, mas sim com subluxações vertebrais e os seus efeitos na saúde, bem estar e vitalidade.

Quiropraxia, como uma profissão de cuidado primário da saúde, reconhece e respeita a habilidade inata que os corpos possuem para manter a sua própria saúde e tem desenvolvido técnicas sofisticadas para corrigir os desalinhamentos da coluna (subluxações vertebrais) que são uma interferência importante na função corporal.

A Quiropraxia é medicina alternativa?

Não. A medicina se foca em diagnosticar e tratar doenças, lesões e sintomas. O quiropraxista se foca em localizar, analisar e ajustar as subluxações vertebrais permitindo o livre fluxo da energia vital e a completa expressão do potencial humano.

O que é a Inteligência Inata?

No início você era apenas uma única e solitária célula. Mas essa célula já tinha o que chamamos de Inteligência Inata e, por vontade dela, essa célula começou a se multiplicar. 2, 4, 8, 16, 100 trilhões de células, todas organizadas formando um ser humano perfeito. Essa inteligência formou o seu corpo e não te abandonou, pelo contrário, ela continua aí dentro de você. No momento em que você está lendo esse texto o seu cabelo está crescendo e as suas unhas também. O seu coração está batendo e o seu pulmão, respirando. As células do seu corpo estão se renovando e estão trabalhando todas em equilíbrio para te manter vivo e saudável e tudo isso segundo a vontade da Inteligência Inata que tem por missão manter o seu corpo e o seu organismo organizados. Porém, para que tudo isso aconteça com 100% de eficiência, há a necessidade de uma coluna ajustada para que toda a energia vital possa se espalhar pelo seu corpo. E essa é a importância da Quiropraxia: permitir que a Inteligência Inata se expresse por completo.

Qual a idade ideal para se começar os cuidados de Quiropraxia?

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar dos cuidados de Quiropraxia desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. É importante lembrar que a Quiropraxia não é uma técnica mas sim uma profissão. E dentro dessa profissão temos várias técnicas que são seguras e específicas para todas as pessoas. Todos podem e devem se beneficiar dos cuidados de Quiropraxia independentemente da idade ou do estado físico.

Como são feitos os cuidados?

Após a avaliação o quiropraxista irá lhe orientar sobre a sua frequência inicial. A cada visita o quiropraxista irá reavaliar toda a sua coluna e irá ajustar as subluxações vertebrais presentes para que o seu corpo possa trabalhar em todo o seu potencial novamente.

Os ajustes doem?

Não. O ajuste, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade, restauração da função articular e normalização do fluxo da energia vital.

Quais são os riscos do ajuste?

Os ajustes realizados pelos quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados os riscos são extremamente reduzidos.

Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele/ela possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.

Por que vejo várias famílias se ajustando em um consultório de Quiropraxia? Inclusive crianças?

A subluxação vertebral é extremamente destrutiva para a saúde física e emocional, além de bloquear a livre expressão do potencial inato. Os pais inteligentes, logo depois de conhecerem os benefícios da Quiropraxia, agendam uma avaliação para os seus filhos pois eles logo descobrem que, ajustados, eles serão as melhores versões deles mesmos, ou seja, uma família mais saudável, mais focada, mais amorosa, mais próspera e mais feliz.

Como surgiu a Quiropraxia?

Um dia em 1878, enquanto trabalhava em uma posição inclinada e encolhida, Harvey Lillard sentiu um estalo em seu pescoço. Alguns dias mais tarde havia perdido a audição. Ele passou dezessete anos no silêncio. Então, em 18 de setembro de 1895, Harvey Lillard relatou a sua história a Daniel David Palmer, um terapeuta magnético que trabalhava em Davenport, Iowa, no edifício Ryan onde Lillard era o porteiro.

Palmer examinou a coluna do porteiro e descobriu uma saliência na área onde Lillard disse que havia sentido o ruído. Pensando que esta elevação era o resultado de um desalinhamento de uma das 24 vértebras da coluna, Palmer convenceu Lillard a permitir que ele a realinhasse, levando a vértebra a sua posição normal.

Palmer aplicou uma força nessa elevação. Ocorreu outro estalo e a elevação desapareceu. Em alguns dias, a audição de Lillard retornou. Desse processo, nasceu a Quiropraxia.

Como a Quiropraxia funciona?

Foi Daniel David Palmer, que em 1895, descobriu a relação entre as forças vitais do corpo, o sistema nervoso, a coluna vertebral e a expressão da saúde.

Ele percebeu que a inteligência interna se esforça continuamente para manter o corpo em harmonia e em perfeita organização. Também descobriu que essa inteligência inata utiliza o sistema nervoso para coordenar, regular e controlar todas as funções dentro do corpo humano.

DD Palmer também argumentou que uma vértebra desalinhada poderia causar pressão na medula ou em pequenos nervos. Esse desalinhamento e a interferência nervosa daí resultante é denominada subluxação vertebral. Uma subluxação vertebral modifica as mensagens que viajam do cérebro para o corpo e como resultado modifica a função corporal. Nesse estado, o corpo é menos capaz de manter a sua própria saúde e em última instância não poderá expressar vida em seu máximo potencial.

Depois de ajustar uma vértebra desalinhada (subluxada) pela primeira vez Palmer viu o restabelecimento da integridade da coluna e, como resultado de alterações dramáticas na saúde, vitalidade e bem-estar das pessoas. A quiropraxia cresceu rapidamente sob a liderança do filho de DD Palmer, BJ Palmer, que transformou a profissão de Quiropraxia em uma filosofia avançada e uma arte bem desenvolvida.

Como é a formação de um Quiropraxista?

A quiropraxia é uma profissão de nível superior que tem a duração entre 4 e 6 anos.

Atualmente, nos Estados Unidos da América existem aproximadamente 18 faculdades de quiropraxia e aproximadamente 80.000 doutores em quiropraxia praticando em todo o mundo. No Brasil contamos com apenas 2 Universidades de quiropraxia, sendo uma em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul.

Vários outros países estão abrindo faculdades de quiropraxia incluindo Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Canadá, Espanha e a cada ano mais e mais países estão estabelecendo escolas e desenvolvendo a profissão.

Máximas da Quiropraxia

  1. A subluxação vertebral SEMPRE fará o seu corpo funcionar abaixo de 100%.
  2. Você não conseguirá atingir o seu potencial máximo sem cuidados regulares de Quiropraxia.
  3. Não existem alternativas para os cuidados de Quiropraxia. A Quiropraxia é única no que faz.
  4. A Inteligência Inata do corpo SEMPRE sabe o que é melhor para o corpo.
  5. A Quiropraxia não é um tratamento para doenças, a Quiropraxia permite ao corpo funcionar melhor independente de doenças ou lesões.
  6. O propósito da quiropraxia é maximizar a expressão da energia da vida no corpo.

Estudos relacionados

  • 85 % menos em custos farmacêuticos
  • 66 % menos internações hospitalares
  • 62 % menos cirurgias
  • 59 % menos dias de internação

Deixe o seu corpo trabalhar no seu potencial máximo com a quiropraxia.

*Resultados de estudos de 7 anos com pacientes que procuraram como tratamento primário a quiropraxia. (SARNAT, Richard L, WINTERSTEIN, James, CAMBRON, Jerrilyn A. JMPT, maio 2007.

Dr. Daniel Duenhas

Graduado no curso de Quiropraxia da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi – Laureate International Universities. Lecionou por 7 anos na mesma Instituição. Por 5 anos foi Quiropraxista da Portomed atuando nas Unidades São Bernardo, Santo André e no Hospital Santa Catarina. Fundou a VitalQuiro em 2007 que atualmente conta com duas unidades, além de ser palestrante em Congressos e cursos direcionados a Quiropraxistas e estudantes de Quiropraxia.